Publicado em: 23/03/2018

O evento chega à sua 15ª edição este ano, e está marcado para o domingo, 6 de maio, no Centro de Eventos (CTG) de Itapejara D’Oeste, no sudoeste do Paraná, atraindo milhares de pessoas numa das maiores festas gastronômicas do estado.

Itapejara D’Oeste, um pequeno município entre os 399 do Paraná, localizado na região Sudoeste do estado, próximo a Pato Branco e Francisco Beltrão, se agiganta todo ano no primeiro domingo do mês de maio, quando realiza a segunda maior festa gastronômica paranaense, que atrai milhares de pessoas para consumir o prato típico mais famoso da região, o leitão maturado de Itapejara D’Oeste.

A Festa do leitão Maturado de Itapejara D'Oeste é realizada por iniciativa de produtores de suínos do município, liderados por Jacir Dariva, que atualmente exerce o segundo mandato como presidente da Associação Paranaense de Suinocultores (APS). Proprietário das Granjas Dariva, que existem há mais de meio século, Dariva reuniu amigos produtores e outras pessoas da comunidade para elaborar o prato e preparar a festa, que passou a contar com apoio de vários setores, especialmente do clube rotariano de Itapejara D’Oeste, parceiro da festa há vários anos. O grupo de amigos cresceu e atualmente o evento movimenta centena de voluntários que organizam e realizam uma das principais festas gastronômicas à base de carne suína, que chegou a servir um público de 10 mil pessoas em menos de 5 minutos.

Ano a ano, a festa vai se agigantando e já é a segunda maior festa gastronômica do Paraná, perdendo apenas para a já internacional Festa do Porco no Rolete, de Toledo, realizada no mês de setembro no município localizado no Oeste do Paranpá, hoje o maior produtor de suínos do Brasil.

Quanto à Festa do Leitão Maturado de Itapejara D’Oeste, que em 2018 chega à sua décima quinta edição, programada para o dia 6 de maio vindouro, o evento idealizado por Dariva e sua turma de produtores de suínos da cidade, tomou conta da região, e é um dos principais eventos que divulga a suinocultura e junto a pequena cidade de Itapejara D’Oeste, para onde acorrem milhares de pessoas de vários municípios do Paraná e de outros estados, até mesmo de outros países.

A família rotariana se une aos demais voluntários, e o evento consegue ser realizado com total sucesso de público e organização, contando com o apoio da administração municipal, assim como da Câmara de Vereadores e de outras instituições do município, especialmente da área social, como a Associação de Senhoras Rotarianas (ASR) e, neste ano, a APAE, que também será beneficiada junto com outras instituições assistenciais, para as quais são destinados os valores arrecadados com o evento. A previsão dos organizadores da festa é de fazer a doação de ao menos R$ 18 mil para a APAE, recurso que deverá servir ajudar na aquisição de um parque adaptado para uso pelas crianças assistidas pela instituição.

O lançamento da 15ª Festa do Leitão Maturado de Itapejara D’Oeste aconteceu na noite desta quinta-feira, 22 de março, e o evento acontecerá mais uma vez no primeiro domingo de maio, tendo por local o Centro de Eventos (CTG) do município.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (46) 99907-2490, inclusive reserva e compra de kits do leitão, composto também de frutas, geleia de pimenta, salada doce de maçã, mix de folhas verdes, tomate, salada de cebola, cuca batida, pão mascote, farofa e mandioca.

Festa do Leitão Maturado será dia 6 de maio em Itapejara D’Oeste