Publicado em: 00/00/0000

Realizada em Itapejara D’Oeste, no sudoeste do Paraná, a Festa do Leitão Maturado atrai milhares de pessoas e ajuda a fomentar o consumo de carne suína

Nem a chuva que caiu em grande quantidade a partir das 10 horas da manhã até o final do evento conseguiu evitar o êxito da 12ª edição da Festa do Leitão Maturado de Itapejara D’Oeste realizada neste domingo, 3 de maio. A cidade, que fica localizada no sudoeste do Paraná, a 30 quilômetros de Francisco Beltrão, acolhe visitantes de várias regiões do estado e mesmo de outras partes do Brasil, atraídos por este prato típico.

Realizada sempre no primeiro domingo de maio, a festa conseguiu mais uma vez servir milhares de pessoas – um público de quase 7 mil visitantes este ano – em pouco minutos, graças à agilidade e a organização das equipes de voluntários. Da primeira à última mesa todas foram servidas em menos de 10 minutos, com o trabalho de cerca de 300 voluntários bem posicionados no pavilhão do Centro de Eventos onde a festa é realizada.


O prato principal


A carne suína maturada, preparada com temperos especiais e acompanhada de pratos quentes e frios, incluindo saladas e frutas, foi servida para grupos de até 25 pessoas, nesta que já é considerada a segunda maior festa gastronômica do Paraná. O evento serviu para comprovar o sabor e a saudabilidade dessa proteína animal, especialmente pela forma como o leitão é preparado.

Integrante do Calendário Oficial de Eventos do Paraná, a festa é promovida anualmente pela Associação dos Suinocultores de Itapejara D’Oeste, com apoio de outras entidades, dentre elas o Rotary Clube e a Associação de Senhoras de Rotarianos (ASR), além de colaboradoras da Associação de Proteção à Maternidade e Infância (APMI) do município.


Uma festa pronta


O evento chegou ao nível de ser uma festa pronta em termos de organização e público, pois tão logo começa a venda dos kits contendo os pratos quentes, frios, bebidas e um leitão maturado, os mesmos se esgotam rapidamente.

Segundo Jacir José Dariva, idealizador da festa, o evento foi planejado para promover o consumo da carne suína e, com o passar do tempo, se firmou como festa gastronômica, sendo que o leitão maturado se tornou o prato típico do município. “Toda cidade tem um prato típico e, como suinocultor, tivemos a ideia de elaborar um leitão diferente, mudando o tempero e a forma de cozimento, o que resultou no nosso leitão maturado”, relata Dariva, que assumiu no início deste ano a presidência da Associação Paranaense dos Suinocultores (APS).

Dariva explica que os leitões maturados são abatidos cerca de 15 dias antes do evento, sendo que após serem temperados e desossados, são mantidos sob refrigeração em câmaras frias à temperatura de 2°C. A técnica de amaciamento após o abate do animal, no processo da refrigeração, melhora a sua textura e o seu sabor. O tempero, por sua vez, contém iguarias, e o leitão é embalado individualmente, permanecendo refrigerado, sendo mexido diariamente para que o tempero fique uniforme.

No dia do evento, ainda na madrugada, o leitão é levado à grelha para ser assado até ficar pururuca, pronto para ser servido junto com mandioca com bacon, farofa, pães, cuca, frutas e a famosa geleia de pimenta, encomendada especialmente para a festa, dentre outros ingredientes.

A Festa do Leitão Maturado de Itapejara D’Oeste, a exemplo de outros eventos realizados no Paraná, como a Festa Nacional do Porco no Rolete, realizada em setembro em Toledo, no Oeste do Paraná, serve para promover o consumo da carne suína no Brasil, que é baixo se comparado com outros países. Por isso, o evento conta com o apoio da Associação Paranaense de Suinocultores (APS), ao destacar o potencial dessa fonte de proteína animal saudável e saborosa. Estudos comprovam que a carne suína apresenta um teor de colesterol inferior ao do registrado no peito de frango e teores de gordura saturada inferiores aos do filé mignon bovino.

FONTE: APS

FESTA DO LEITÃO MATURADO ATRAI MILHARES DE PESSOAS