Publicado em: 03/03/2018

A Topigs Norsvin, empresa de pesquisa genética, registra avanços expressivos na seleção para aumentar a resistência natural à PRRS, a sigla que identifica a Síndrome Reprodutiva e Respiratória dos Suínos.

Expressivos avanços estão sendo divulgados pela empresa Topigs Norsvin, através do pesquisador geneticista Marcos Lopes. A empresa é uma das mais inovadoras na área de pesquisa genética do mundo. Segundo Lopes, as pesquisas têm demonstrado que os suínos com o genótipo favorável do WUR SNP são mais resistentes à PRRS do que os suínos com o genótipo desfavorável. Suínos com o genótipo favorável do WUR SNP apresentam uma menor carga viral e um maior ganho de peso diário após serem desafiados com o vírus da PRRS. “Isso significa que os suínos com o genótipo favorável são capazes de apresentar um bom desempenho mesmo diante da infecção pelo vírus da PRRS, reduzindo assim o impacto econômico geral da doença”, informa.

A implementação de seleção para maior resistência à PRRS no programa de melhoramento genético da Topigs Norsvin apresenta uma estratégia de controle natural e prontamente disponível para a doença suína mais cara do mundo. Ao incorporar o WUR SNP no programa de melhoramento, a Topigs Norsvin introduziu um efetivo mecanismo de defesa contra esta doença de grande importância econômica.

Ainda de acordo com Marcos Lopes, a Topigs Norsvin continua investindo para que seus animais tenham maior resistência natural a doenças específicas como a PRRS, assim como maior robustez geral diante de desafios de outras doenças. Isso, em sua visão, fará com que a produção de carne suína seja cada vez mais saudável e sustentável.

A doença suína mais cara

A Síndrome Reprodutiva e Respiratória dos Suínos (PRRS) é uma doença relativamente nova dos suínos que foi detectada primeiramente em 1987 nos Estados Unidos, e em 1990 no continente Europeu. No ano passado, chegou ao Uruguai. Embora ela tenha sido detectada na maioria dos países em que a suinocultura tem importância econômica significativa, não há informações de sua presença no Brasil, mas é importante tomar todos os cuidados e medidas de prevenção.

Ela é reconhecida como a doença mais cara do mundo, porque seus prejuízos impactam toda a cadeia produtiva, das fêmeas e leitões à fase de engorda. Só nos Estados Unidos, estima-se em 664 milhões de dólares por ano, o total de prejuízos causados à suinocultura. Em fêmeas, se caracteriza por abortos no final da gestação e/ou parto precoce, provocando um elevado número de fetos mumificados e natimortos. Os leitões que nascem infectados são fracos e economicamente inviáveis. Os problemas respiratórios causados pela infecção se manifestam em suínos de todas as faixas etárias, e são parecidos com os provocados pela influenza.

Sobre a Topigs Norsvin

Com uma produção de mais de 1,6 milhão de matrizes e mais de 9 milhões de doses de sêmen por ano a Topigs Norsvin tem se destacado pela evolução e difusão de melhoramento genético no mercado suinícola, sendo reconhecida pela abordagem inovadora na implantação de novas tecnologias e foco contínuo na produção de suínos eficientes. Além disto, a empresa inova o mercado, com sistemas como o InGene e soluções como a TN70 e o Liquid que estão revolucionando a suinocultura.

No sistema InGene, a granja recebe durante o povoamento fêmeas bisavós, avós e matrizes F1. Depois, passa a produzir sua autorreposição e, a partir daí, recebe de fora apenas sêmen dos melhores reprodutores Topigs Norsvin. Na TN70, considerada a melhor matriz do mundo, a combinação da alta eficiência reprodutiva com a excelência em terminados tem resultado em números surpreendentes; do mesmo modo que o sistema Liquid tem se destacado como o melhor da genética em inseminação artificial. Estes fatores, aliados a fortes investimentos em programas de pesquisa (mais de 19 milhões de euros anuais) situam Empresa na liderança da nova suinocultura mundial.

(Fonte: VS Comunicação e Imprensa)

Topigs Norsvin emprega genótipo que confere resistência contra a PRRS