Publicado em: 29/06/2017

Presidente e diretores da APS participam do principal encontro de lideranças da suinocultura nacional, que aponta rumos para o setor

Atibaia (SP) -

Acontece em Atibaia, São Paulo, a 17ª edição do Seminário Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura, tradicional evento da suinocultura nacional, promovido pela Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS). Neste ano, o seminário está servindo para debater os rumos para a cadeia suinícola brasileira, diante de um mercado em transformação e de um cenário conturbado nos meios políticos, o que afeta diretamente a economia do País.


Nas últimas edições, o SNDS consolidou-se como um marco para o alinhamento das principais lideranças da suinocultura brasileira e colaborou, deste modo, com importantes passos para o desenvolvimento da atividade nos aspectos produtivos, econômicos, políticos e mercadológicos.


Participam do evento o presidente da Associação Paranaense de Suinocultores (APS), Jacir Dariva, acompanhado de sua esposa, Marli Zuchi Dariva, e também os diretores Wilant von der Boogaard e Wienfried Mathias Leh, que acompanham o conteúdo dos painéis do principal encontro de lideranças da suinocultura do Brasil.


Na opinião do presidente da ABCS, Marcelo Lopes, “o SNDS é sempre um marco que permite saltos qualitativos ao setor”. Ele acredita que nas últimas edições, foi possível construir um novo horizonte para a suinocultura brasileira, através também de eventos como o SNDS e outras ações do sistema suinícola, com apoio das entidades estaduais, do setor privado, assim como de técnicos que dão suporte à suinocultura e o poder público. “Este encontro será determinante para consolidar e ampliar estes resultados”, comenta Marcelo Lopes.


Para o presidente da APS, Jacir Dariva, que acompanha atentamente a todos os debates, é importante que o suinocultor esteja cada vez mais bem preparado para enfrentar os problemas e constantes desafios da atividade. “É preciso sempre buscar formas de se proteger contra as crises que atingem frequentemente a suinocultura, pois não podemos contar com a ajuda, por exemplo, do governo, que mais uma vez se mostrou ineficaz na crise que se agravou em 2016 e suas ações não foram suficientes para auxiliar o produtor durante a crise”, assevera o presidente da APS, Dariva.


Palestra magna


Na noite do primeiro dia do XVII SNDS foi realizada uma palestra magna pelo economista chefe e diretor do Rabobank, Maurício Oreng, com o tema “Turbulências políticas e econômicas: a conjuntura de um país em transformação”.


Após a palestra, houve um jantar de confraternização dos participantes do evento, ocasião em que ocorreu a posse da nova diretoria da ABCS, tendo Marcelo Lopes a continuidade de seu trabalho à frente da entidade.


Política Agrícola


Dando continuidade ao SNDS, nesta quinta-feira, 29 de junho, o ex-secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), André Nassar, aborda o tema “Política Agrícola e mercado de grãos: fatos, tendências e oportunidades”, dentro do Painel sobre “A adaptação da suinocultura frente aos desafios de uma nova era, sob diferentes pontos de vista técnicos e econômicos”.


O painel traz ainda palestra do médico veterinário Iuri Machado, integrante da Comissão Nacional de Aves e Suínos da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), sobre os desafios na suinocultura brasileira, apesar de seu constante crescimento.


Na conclusão do painel desta quinta-feira, palestra da veterinária Maria José Clavijo sobre “Antibióticos: uma era de exigências e adaptações”. Maria José é PhD pela Universidade de Minnesota em 2014, e atua em sanidade desde 2009, sendo professora e pesquisadora da Universidade de Iowa.


Marketing e Vendas


Haverá painel também sobre Marketing e Vendas, intitulado “O mercado em transformação: do campo à mesa”, na tarde desta quinta-feira, sendo o debate aberto pela professora de Pós-graduação da ESPM, Simone Terra, com a palestra “Cultura e Comportamento: um raio x do consumidor”. A especialista tem 17 anos de experiência em várias áreas no marketing que permitiram clara compreensão do comportamento de compra.


Leandro Karnal


O historiador, filósofo e pensador Leandro Karnal irá substituir o palestrante Mário Sérgio Cortella, no último painel do SNDS, em razão de um problema de saúde surgido momentos antes do início do evento. Leandro Karnal, sucesso nas mídias sociais e muito requisitado para palestrar em todo o Brasil, falará sobre "A vida que vale a pena ser vivida".


Para encerrar o evento com descontração, o humorista e campeão mundial de improviso, Marcio Ballas, que entre outros trabalhos já passou pela Band e o SBT, apresentará a palestra “O poder do sim!”.


Mais informações: www.snds.com.br


(Fonte: Expoente Comunicação)

SNDS discute rumos da suinocultura